Já conheces a nossa #Bolder Madalena Costa? Então de que é que estás à espera?
Ela é uma das nossas embaixadoras Be Bold e é claro que não íamos perder a oportunidade de a entrevistar. Assim, vais ficar a conhecê-la melhor, e se fores como nós, vais adorá-la! Continua a ler 😉
“Tem o sonho de ser a melhor patinadora do mundo”
- Para aqueles que não te conhecem, quem é a Madalena Costa?
“É uma menina de 14 anos, natural da ilha da Madeira que tem o sonho de ser a melhor patinadora do mundo. Sou 6x campeã nacional, sou bi campeã europeia, sou vencedora de 2 taças do mundo e este ano vou ao meu primeiro mundial” No meio disto tudo ainda consegue ser uma aluna aplicada, e vai começar o seu 10º de escolaridade.
- Como é que os teus amigos te descreveriam?
“No meio de tantas competições e viagens nao tenho muitos amigos, mas os poucos que tenho, certamente me descreveriam como uma menina carinhosa, fiel e genuína”
“Quase que nasci de patins nos pés”
- Como é que nasceu a tua paixão pela patinagem artística? Fala-nos um bocadinho do teu percurso.
“A minha mãe é treinadora de profissão e eu quase que nasci de patins nos pés. Então desde sempre que participo em provas sendo que até hoje a única medalha que não tenho de primeiro lugar é uma medalha de prata do campeonato da Europa de 2021” Para ela, a patinagem artística tem um significado tão especial que é muito mais que um desporto, ou como ela diz, “não é um desporto, mas sim um estilo de vida!”
- Qual é a sensação de participar nas grandes competições? Ainda ficas nervosa como se fosse a primeira vez?
“A sensação é sempre de grande responsabilidade. E fico nervosa, porque é algo que para mim tem extrema importância. Dedico muito tempo da minha vida e quero apresentar me na melhor forma possível.”
- Tens algum “ritual” especial antes de fazeres a tua performance?
“Concentração e foco são as palavras chaves.”
- No fim de tudo, quando acabas de competir, qual é o primeiro pensamento que te passa pela cabeça?
“Sou uma eterna satisfeita, fico logo a pensar o que poderia ter sido melhor e sei que isso me ajuda a crescer e a melhorar a minha prestação seguinte.”
“As vezes o ter êxito em algo torna-nos um alvo a abater”
- Já alguma vez sofreste algum tipo de preconceito, seja no desporto, na escola ou noutra situação?
“Sim várias vezes. Eu sou uma atleta que por patinar tantas horas tenho um físico elegante e magro. Já sofri muito por causa disso e inclusivamente no ano passado tive que mudar de escola. Também o facto de ser atleta de alto rendimento e aparecer nos jornais e tv, faz com que algumas pessoas não saibam lidar com isso”
Quis ainda partilhar connosco uma história que apesar de a contar em tom leve a mensagem que passa tem um peso enorme, “Tenho uma situação engraçada de uma menina na minha nova escola ter entregue uma listagem onde constava o meu nome, para não ficar na turma dela. Às vezes o ter êxito em algo torna-nos um alvo a abater. Mas acho que já criei anticorpos para lidar com este tipo de situação.”
- Qual é o teu maior sonho?
“Ser a melhor do mundo, fazer história na minha modalidade e ter a minha própria escola, onde os atletas pudessem conciliar os estudos com a prática desportiva sem sofrer qualquer descriminação.”
- Resume patinagem artística numa palavra.
“Vida”
“Sou a Madalena Costa”
- Eu sou BOLD porque…
“Todos os dias levanto-me com coragem de fazer mais e melhor, de aprender mais e melhor, de ultrapassar todos os obstáculos em várias circunstâncias da vida e sempre com uma atitude positiva. Eu sou BOLD porque sou a Madalena Costa”
Entrevista à Madalena Costa
Esperamos que tenhas gostado de conhecer mais sobre a querida Madalena. A prova viva de que a idade é apenas um número!
Agora vais poder encontrá-la muitas vezes no nosso instagram, mas vamos deixar-te aqui o seu instagram para que a possa seguir também por lá:
Instagram – @madalena_costa1
Por último, não te esqueças de nos seguir também porque vêm muitas coisas boas por aí!
Até ao próximo artigo!
Leave a Reply